Seu cliente compra online?

Uma recente pesquisa feita pela Opinion Box, sugerida pela Paypal, analisou diversos dados do m-commerce, mercado virtual relacionado a dispositivos móveis. Os resultados são bastante positivos à categoria, apontando um constante crescimento de consumo através da tecnologia.

Em 2017, por exemplo, o volume de pedidos via mobile cresceu além dos 35% (dados da Webshoppers). Nesse caso, cerca de 1/4 das vendas de e-commerce no Brasil se dividiram entre celulares e tablets. O fenômeno desse aumento, de acordo com a pesquisadora, foi  atribuído à democratização do acesso 3G e 4G, principalmente nas regiões mais carentes.

De acordo com o IBGE, 92,1% do acesso a rede já são efetuados via dispositivos móveis, o que torna os smartphones verdadeiros fenômenos. No ano passado, dos 7,6 bilhões de pagamentos processados, 2,7 bilhões foram via mobile — cerca de 35% do total.

Sites responsivos também foram responsáveis por esse crescimento, já que 25% das telas atuais se adaptam aos aparelhos no momento da utilização. Na pesquisa foi apurado que mais de 80% dos usuários já compraram por celular, e outros 50% afirmaram pesquisar (ou iniciar) uma compra no desktop para, depois, finalizar no aparelho portátil.

Vale destacar que 49% dos entrevistados disseram preferir comprar/pagar pelo aplicativo, e não pelo site. Outros 30% se disseram indiferentes, enquanto 21% admitiram preferência de compra pelo celular no site da loja, e não no aplicativo.

A pesquisa aconteceu entre os dias 26 e 28 de fevereiro e ouviu 1.020 pessoas.

Acesse aqui o link da pesquisa completa.