Marketing sazonal: como usar datas comemorativas para impulsionar seu negócio digital

 

Nos últimos anos, empreendedores digitais têm inspirado muitos varejistas e comerciantes tradicionais com suas estratégias de vendas. Porém, o varejo também tem muito a ensinar.

O uso do marketing sazonal, explorando as datas comemorativas do calendário anual, é uma área que os melhores comerciantes dominam como ninguém.

Você já parou para observar como todo varejista, de um modo geral, utiliza as datas comemorativas para impulsionar as vendas?

Muitas marcas e lojistas realizam com meses de antecedência o planejamento de campanhas de Natal, Dia das Mães, Páscoa e outras datas especiais. E o que temos observado com o passar dos anos é que as estratégias executadas em datas comemorativas surtem efeitos importantes, já que o número de vendas, normalmente, aumenta muito nesses dias.

É por isso que Produtores e Afiliados também podem e devem pegar carona nessa estratégia tradicional e explorar novas oportunidades de vendas.

Se você trabalha com a internet e ainda não pensou nisso, nada melhor do que começar a aplicar esse tipo de estratégia para divulgar mais seus produtos e serviços. É por isso que, a partir de agora, vamos te mostrar a importância de aplicar o marketing sazonal em seu negócio digital.

O que é marketing sazonal?

Antes de mais nada, você precisa entender o conceito de marketing sazonal.

Marketing, como você já deve saber, é o conjunto de estratégias de uma empresa ou marca que tem como objetivo aumentar os lucros de um negócio. Ou seja, são ações determinadas tomadas por uma empresa a fim de conseguir conquistar mais consumidores e, assim, vender mais.

Há vários tipos de estratégias que um empreendedor pode explorar, como:

  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Criação de campanhas publicitárias, etc.

Entre essas ações, há o marketing sazonal que, assim como o nome sugere, é um conjunto de estratégias temporárias relacionadas a um período determinado do ano. Ou seja, são tipos de divulgações relacionadas a datas comemorativas que têm como objetivo vender mais em determinados dias do ano.

Por que fazer marketing sazonal?

No comércio varejista, é fácil perceber a importância de criar estratégias diferentes durante as datas comemorativas. Afinal, essa é uma maneira de chamar a atenção dos consumidores.

Mas e quanto ao mercado digital?

A maior parte do mercado de produtos digitais ainda não explora tão bem o marketing sazonal, apesar dele já ser divulgado na internet, como em lojas online, por exemplo.

Porém, é possível perceber uma procura por essa estratégia entre alguns empreendedores digitais. E temos observado que aqueles que já estão adequando suas campanhas de acordo com cada época do ano têm se destacando dos demais.

Outra grande vantagem para quem comercializa produtos digitais é que um eventual pico de vendas, em determinada época do ano, não resulta em desafios de logística, que é um dos grandes medos da maioria dos empreendedores.

Como a entrega dos produtos pode ser 100% automatizada, o esforço é o mesmo para vender 1 ou 1.000 produtos. Já quem tem um e-commerce de produtos físicos, por exemplo, não conta com a mesma vantagem e pode se complicar na hora de enviar os itens aos compradores.

Sem o gargalo do envio de produtos, o aumento de vendas ocorre com um aumento mínimo de investimentos. Produtores e Afiliados precisam apenas modificar a estratégia de divulgação e colher os frutos do marketing de oportunidade que ocorre em alguns momentos específicos do ano.

De acordo com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), as cinco datas comemorativas mais importantes, no Brasil, são: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Mas outras datas como Páscoa ou a já popular Black Friday também impulsionam muito o mercado de alguns nichos específicos.

Para que os empreendedores digitais consigam aproveitar as datas comemorativas sem perder o foco do negócio, é preciso estar atento à algumas dicas. Além de adaptar as campanhas de divulgação, vale a pena focar em alguns outros pontos, e vamos falar deles a partir de agora.

Como montar um calendário de datas comemorativas?

Trabalhar com datas comemorativas significa fazer um bom planejamento. Quem começa a pensar nas campanhas de Natal somente no mês de dezembro, já está muito atrasado para fazer alguma ação de alto impacto.

O primeiro passo é mapear as datas que podem impactar seu negócio com antecedência. Assim, haverá tempo de sobra para realizar os ajustes necessários no produto e também na estratégia de divulgação.

Para não perder nenhuma oportunidade, vale consultar no Google alguns calendários sazonais. Com essa consulta, é possível selecionar as datas que têm relação com seu nicho ou que podem, de alguma forma, impulsionar suas vendas.

Além das datas mais óbvias, como Natal ou Páscoa, o calendário nacional possui oportunidades menos conhecidas que podem trazer bons resultados.

Por exemplo: se seu produto é sobre culinária e gastronomia, o Dia Mundial da Pizza pode ter um bom impacto sobre suas divulgações. Da mesma forma, um empreendedor que divulgue cursos de beleza para profissionais pode aproveitar o Dia Nacional do Cabeleireiro para realizar alguma promoção.

Entendendo o público e o ciclo de vida de seu negócio

Para aproveitar melhor as datas comemorativas, é preciso compreender bem qual é seu modelo de negócio. Entenda qual é o ciclo de vida de seu produto e a quem ele se destina.

Por exemplo: uma loja de shopping faz campanha de moda praia um pouco antes e durante o verão. Já o fornecedor atacadista de moda praia precisa começar sua divulgação antes mesmo do inverno.

A mesma lógica se aplica aos empreendedores digitais.

Seu produto ensina pessoas a fazer ovos de Páscoa? Então, possivelmente, você precisa começar a se comunicar com seus compradores ainda em janeiro ou fevereiro. Começar as campanhas durante a própria Páscoa não seria uma boa ideia pois o tempo seria muito curto para quem tem interesse nesse tipo de curso online.

Por isso, reforçamos mais uma vez a importância do planejamento para antecipar suas campanhas.

Depois de mapear os eventos mais importantes do ano para seu negócio e compreender seu público, vamos para as dicas que podem impulsionar suas vendas nas datas comemorativas que você selecionar:

1. Use as datas comemorativas para encontrar subnichos

Essa é a dica de ouro deste post!

Produtores e Afiliados com foco em algum nicho de mercado podem olhar para as datas comemorativas como uma oportunidade de criar e divulgar produtos de diferentes subnichos.

Que tal alguns exemplos?

Imagine o nicho de finanças pessoais e observe como ele pode se adaptar de acordo com cada período do ano:

  • Carnaval: produto sobre dicas para viajar sem estourar o orçamento;
  • Dia dos namorados: produto sobre finanças para casais que desejam construir uma vida juntos;
  • Dia das crianças: produto para pais que desejam economizar para financiar a educação dos seus filhos;
  • Natal: dicas para conseguir comprar presentes de Natal sem estourar o orçamento;
  • Réveillon: dicas de planejamento financeiro para realizar suas metas de ano novo.

Essa mesma lógica funciona para todos os outros nichos de mercado.

Podemos pensar em mais um exemplo. Imagine o nicho de artesanato DIY:

  • Carnaval: produto sobre como montar as próprias fantasias de carnaval;
  • Páscoa: produto sobre como criar enfeites de páscoa para presentes;
  • Dia dos namorados: produto sobre como personalizar embalagens românticas;
  • Dia das crianças: produto sobre como criar brinquedos com material reciclável;
  • Natal: produto sobre como fazer embalagens de presentes para comercializar.

Esses produtos, utilizados para aproveitar o marketing sazonal de seu negócio, podem ser vendidos separadamente ou dentro da estratégia de funil de vendas.

Com produtos sazonais, o empreendedor digital consegue adaptar as ofertas do funil de acordo com cada época do ano. Essa é uma excelente forma de aproveitar o mesmo público da oferta principal para realizar diferentes vendas.

2. Use as datas comemorativas para adaptar o bônus da oferta

Para alguns empreendedores, a dica de criar produtos digitais temáticos de acordo com cada época do ano pode ser um pouco complicada. Afinal, a estratégia requer muitos lançamentos e divulgações.

Porém, existe uma forma mais simples de obter um resultado semelhante.

Como empreendedor digital, Afiliados e Produtores podem e devem oferecer algum bônus automático a seus compradores. Aproveitar essa oportunidade para criar um bônus temático para diferentes datas comemorativas pode ser um grande impulso para as vendas.

Ao contrário do produto que você já vende, o bônus pode ser algo bem mais simples, como uma apostila complementar, um ebook de poucas páginas, um podcast ou até uma vídeo-aula extra.

O importante é adaptar todas as campanhas, incluindo páginas de vendas e e-mails para informar ao comprador do benefício.

Além disso, deixar claro que o bônus é 100% gratuito deixa a oferta principal mais atrativa.

3. Observe o calendário internacional de datas comemorativas

Quando o produto possui relação com o mercado internacional ou já foi traduzido para outros idiomas, é importante aproveitar as datas comemorativas de outros países. O calendário festivo varia muito ao redor do mundo e, com isso, o empreendedor digital pode explorar novas oportunidades de vendas.

Um empreendedor que possui um produto relacionado ao idioma inglês, por exemplo,pode utilizar o Dia de Ação de Graças em suas campanhas. Já um produto relacionado à culinária espanhola pode aproveitar o Dia de Reis.

Essas são ações simples que podem impactar positivamente em sua estratégia de divulgação e o diferenciar dos concorrentes durante esses períodos.

4. Transforme a copy e o design das campanhas

A forma mais simples de explorar as datas comemorativas no negócio digital é adaptar as campanhas de divulgação. Caso o empreendedor sinta que não será estratégico realizar mudanças no produto ou no bônus, vale a pena explorar o marketing de oportunidade nos anúncios.

Criar templates temáticos de campanhas, com o design relacionado à data comemorativa, pode ser uma boa forma de se destacar. Os Produtores digitais também podem disponibilizar essa mídia na própria Hotmart para que os Afiliados usem em suas campanhas.

Mais simples ainda é adaptar a copy dos anúncios de acordo com determinado período do ano.

Um produto do nicho de relacionamentos não pode perder as oportunidades de venda que surgem com o Dia dos Namorados, por exemplo.

Com uma alteração simples na copy da divulgação, é possível fazer uma ligação entre o produto e o momento do ano.

5. Use as datas comemorativas no relacionamento com o cliente

O empreendedor digital que possui lista de e-mail pode aproveitar algumas datas comemorativas para entrar em contato com seus leads.

Durante esses contatos, não é preciso divulgar um produto digital, obrigatoriamente. A comunicação pode ser apenas uma forma carinhosa de manter a lista de leads aquecida, desejando feliz Natal ou feliz Ano Novo, por exemplo.

É importante lembrar que realizar ações de e-mail marketing com o objetivo exclusivo de vendas pode criar uma rejeição em seus contatos. Por isso, sempre ofereça conteúdo gratuito e de valor a seus leads.

6. Realize promoções e sorteios sazonais

Uma ótima maneira de celebrar as datas comemorativas é presenteando as pessoas. Afinal, durante a maior parte dos feriados e datas comemorativas, as pessoas estão presenteando umas as outras.

Promoções e sorteios aumentam o engajamento e o alcance de suas campanhas. O empreendedor digital pode incorporar essa estratégia a seu negócio.

O sorteio pode ser desde um brinde até o acesso grátis a um produto. A divulgação da campanha promocional pode ser feita em todos os meios de divulgação, como blog, redes sociais e e-mail marketing.

E aí, você está preparado para o marketing sazonal?

Produtores e Afiliados digitais que queiram incluir o marketing sazonal em suas estratégias não precisam realizar todas as ideias deste post. É possível começar com algumas delas, sentir qual é a aceitação do público e medir os resultados.

Depois, basta selecionar as estratégias que dão melhores resultados e aplicá-las durante o ano nas datas comemorativas que você escolher.

Com o tempo, a tendência é que, a cada ano, o empreendedor identifique quais datas comemorativas possuem maior impacto em seu negócio. Assim, fica mais fácil replicar o que deu certo e também corrigir os erros para os anos seguintes.

Para fechar o post, uma última dica: use a Black Friday para impulsionar seu negócio digital. A data está ficando cada vez mais forte em todo o mundo e é um período excelente para realizar promoções de seu produto digital. O sucesso de uma campanha de Black Friday está diretamente ligado ao desconto aplicado. Nesta data, compradores estão em busca de grandes oportunidades que não encontram no restante do ano.

Se você gostou deste post, aproveite para já planejar suas campanhas de marketing sazonal. Aprenda também a organizar seu conteúdo para redes sociais e anúncios em nosso post sobre como fazer um calendário editorial.

Este post foi originalmente escrito em janeiro de 2017 e atualizado para conter informações mais completas e precisas

Fonte: Hotmart