Está em crise ou você não está percebendo a mudança?

O que está acontecendo com seu  negócio? Está em crise ou você não está percebendo a mudança de comportamento do seus clientes.

Novas tecnologias e modelos de negócio transformam setores inteiros da economia, muitas vezes dizimando os antigos líderes. É o que o mercado chama de disrupção. Foi exatamente o que aconteceu com os mais tradicionais varejistas americanos. Onde foram parar os negócios deles? A Amazon e o Walmart comeram.

Fonte: Ricardo Amorim 

E o seu negócio como anda? Será que realmente está em crise ou você está sendo engolido e não está percebendo.

Em 2009, o Google criou o conceito do ZMOT (Zero Moment Of Truth) baseado na mudança de comportamento do consumidor identificado através do seu sistema de busca.

Anteriormente, quando o consumidor tinha o estímulo de comprar uma TV ele ia direto na loja, olhava as opções, falava com o vendedor, negociava o preço e a levava para casa. De acordo com as análises do Google, o cliente agora vai antes ao Google para pesquisar sobre o produto. O cliente quer ter sua própria conclusão sobre o que é melhor para ele. Ele quer ter o seu ”momento zero da verdade”  e irá ler blogs, ver vídeos no Youtube e tirar suas próprias conclusões.

Só depois que ele estiver satisfeito com as informações, é que ele irá até a loja comprar a TV, tirar o produto da caixa, colocar em sua sala e postar uma foto nas redes sociais. Essa foto irá retroalimentar os sistemas de buscas que servirá para o ZMOT de outros usuários.

zmot-conquistando-o-momento-zero-da-verdade-think-insights-google

Imagem do eBook ZMOT Conquistando o Momento Zero da Verdade

É importante lembrar que, apesar do ZMOT ter sido ser criado pelo Google, alguns usuários (em menor quantidade) também pesquisam Yahoo, Bing, etc.

Dentro dessa análise temos duas situações, uma mudança drástica de comportamento e uma ferramenta criada pelo próprio Google, comprovando que existe uma mudança de comportamento atual.

E você, já tem presença nesse ‘novo mundo’?